SERMÃO EXPOSITIVO
AT.9.36.42
36 Na cidade de Jope havia uma seguidora de Jesus chamada Tabita. (Este nome em grego é Dorcas.) Ela usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres.
37 Naqueles dias Dorcas ficou doente e morreu. Lavaram o corpo dela e depois o puseram num quarto do andar de cima.
38 Jope ficava perto de Lida. Quando os seguidores de Jesus em Jope souberam que Pedro estava em Lida, enviaram dois homens para levar-lhe o seguinte recado: — Por favor, venha depressa até Jope!
39 Então Pedro se aprontou e foi com eles. Quando chegou lá, eles o levaram para o quarto de cima. Todas as viúvas ficaram em volta dele, chorando e mostrando os vestidos e as outras roupas que Dorcas havia feito quando ainda vivia.
40 Então Pedro mandou que todos saíssem do quarto e em seguida se ajoelhou e orou. Depois virou-se para o corpo de Dorcas e disse: — Tabita, levante-se! Ela abriu os olhos e, quando viu Pedro, sentou-se.
41 Pedro pegou-a pela mão e ajudou-a a ficar de pé. Em seguida chamou toda a gente da igreja, inclusive as viúvas, e a entregou a eles viva.
42 As notícias a respeito disso se espalharam por toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor.
INTRODUÇÃO
A cidade de Jope era marcada por suas histórias de triste profanação as coisas de Deus, foi para Jope que Jonas desceu que fugia da presença de Deus não afã de não obedecer a orientação do Senhor. Hoje esta cidade é chamada de Jafa e é ainda um grande porto marítimo nos arredores de Tell-Avivve, atual capital de Israel.
Por ser um cidade portuária, esta cidade era marcada por 03 fatores de suma importância:
1 a promiscuidade da referida cidade era tanta que alguns consideravam-na a porta do inferno.
2 o apostolo Paulo abriu uma porta de evangelização na cidade e particularmente na casa de Dorcas, e este trabalho como referencia a dureza de corações do povo ali descrito, não conseguia desenvolver.
3 na cidade de Jope havia uma discípula chamada Dorcas.
TEMA
V 36 Na cidade de Jope havia uma seguidora de Jesus
A expressão discípulo está intrinsecamente ligada a essa moça e merece nossa atenção 03 bases:
a) Discípulo é aquele que aprende, Mestre é aquele que ensina, a pré disposição de aprender
b) O discípulo sempre vai encontrar algo para fazer em prol ou em beneficio de seu mestre, o discípulo é conhecido por sua habilidade de seguir as orientações de seu mestre e fazer das palavras de seu mestre uma norma, uma lei e uma determinação a ser seguida.
c) Esta discípula morava num lugar extremamente difícil e de recursos bem escassos, mas ao discípulo cabe somente acreditar que aquele que o colocou na obra não vai lhe desamparar nem lhe abandonar em momento algum, Dorcas sabia da dificuldade, mas a sua vontade de seguir ao Senhor e agradar aquele que lhe chamou era maior do que as dificuldades.( 2Tm. 2. 4 Pois o soldado, quando está servindo, quer agradar o seu comandante e por isso não se envolve em negócios da vida civil.)
Na cidade de Jope
Isso nos fala da capacitação de Deus em nossas vidas, por que ninguém quereria ir para Jope, por ser de grande dificuldade e extrema barreiras uma vez que a dureza do coração do povo era grande, mas quem é discipulo de Jesus não vê as barreiras e as dificuldades mas olha para aquele que o chamou e em gratidão ao que Deus tem lhes feito aceita o desafio de permanecer fiel até o fim, pois sabe que receberá a coroa da vida.
37 Naqueles dias Dorcas ficou doente e morreu. Lavaram o corpo dela e depois o puseram num quarto do andar de cima.
38 Jope ficava perto de Lida. Quando os seguidores de Jesus em Jope souberam que Pedro estava em Lida, enviaram dois homens para levar-lhe o seguinte recado: — Por favor, venha depressa até Jope.
Mesmo sendo discípula de Jesus e está a serviço do Reino de Deus e para contrariar a doutrina da prosperidade Dorcas fica doente, e sua doença se agrava a ponto dela morrer, muitos crentes não conseguem enxergar aqui este principio ativo da fé em Deus, em que a morte ou a vida para o discípulo está condicionada a servir ao Senhor e ela sabe que se morrer é para a gloria de Deus e se ficar viva é para a obra de Deus. Não se deve ceder aos apelos de uma religião que diz que crente não passa prova, não fica doente e não sofre perseguições, isso é mentira e engano, pois as palavras de nosso Mestre foram as seguintes;
No mundo tereis aflições e perseguições, mas tende bom animo, eu venci o mundo.
v.39 Então Pedro se aprontou e foi com eles. Quando chegou lá, eles o levaram para o quarto de cima. Todas as viúvas ficaram em volta dele, chorando e mostrando os vestidos e as outras roupas que Dorcas havia feito quando ainda vivia.
As palavras de Dorcas sessaram e suas mãos tombaram sem vida, mas suas obras não se calam, haverá pessoas que ao se apresentarem pra Jesus, chegarão de mãos vazias, sem nada para apresentar, haverá pessoas que de desculparão, contarão histórias sobre suas dificuldades e barreiras que encontraram para fazerem a obra e eu, parece que vejo o olhar triste de Jesus olhando-as e dizendo “ você fez o que era bom, mas não era o indispensável”.
42 As notícias a respeito disso se espalharam por toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor.
A tua história será contada, muitos te verão de pé, muitos terão que contemplar a tua vitória e a tua vida sendo levantada com referencia a muitas pessoas.
Olhe para dentro de você, dentro de você tem uma Dorcas que por causa das adversidades da vida, fora derrotada e simplesmente morreu, não canta mais como outrora, não adora mais como outrora, não busca mais como antigamente, as lutas, as difamações, as calunias, os desprezos te mataram na fé, mas hoje o Senhor te tomará pela mão direita e te dirá “ Is.41.10 Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.”.