Criar um Site Grátis Fantástico
MELQUIZEDEQUE
QUEM ERA MELQUIZEDEQUE
JESUS
SEM
UM PROFETA
O ANJO DO SENHOR
Ver Resultados


ONLINE
10




Total de visitas: 14578
O BRAMIDO DA CORÇA E O GEMIDO DA ALMA
O BRAMIDO DA CORÇA E O GEMIDO DA ALMA

SERMÃO EXPOSITIVO

SALMOS 42.1.

[Masquil para o músico-mor, entre os filhos de Coré] Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.
O meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.
Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.
Contudo o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.
Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?
Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus?
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. 

 

INTRODUÇÃO

Aquele seleto grupo de cantores, os filhos de Corá. Eles foram poupados quando seu pai e toda a sua companhia, e todos os filhos de seus associados, foram engolidos vivos em seu pecado, Nm 27.11. Foram os poupados da graça soberana. Preservados, nem sabemos por o quê, pelo favor distinto de Deus; pode-se conjeturar que depois de sua eleição admirável à misericórdia, eles se encheram tanto de gratidão que aderiram à música sacra a fim de que suas vidas poupadas pudessem ser consagradas à glória de Deus. Em todo caso, nós que já fomos salvos de descer ao abismo do inferno, entretanto eram discriminados por causa da ação de seus pais e isso tem dois princípios espirituais que podemos aplicar em nossas vidas:

  • Tem pessoas que são discriminadas por causa de seu passado, de suas ações e seus pecados, era assim que esses dois filhos de Corá se sentiam, mesmo sendo poupados de serem engolidos naquele momento, agora eram privados de estarem na casa de Deus adorando-o.
  • Tem pessoas que não aceitam a misericórdia de Deus nas nossas vidas, julgam-nos por pecados e ações que Deus nos já tem perdoado,

TEMA

O GEMIDO DA ALMA

1)  A corça é um animal da espécie dos veados, sendo este de porte menor e com algumas características que identificam-se com a nossa vida.

  • Seus pés são menos velozes que os veados e por isso se afugentam-se nas montanhas e lugares altos, por serem conhecidas por presa fácil para seus predadores,
  • Mesmo possuindo suas patas destras para as montanhas, ela também possui uma grande fraqueza, exatamente o fato de ter facilidade de saltar entre as rochas pontiagudas e por isso fica por um tempo longo escondido, ela exala um odor muito forte de sua pele, pois sua epiderme é formada de gorduras que fazem com que os animais predadores a espreitem e persigam em busca de capturar a mesma.
  • Chega um período extremamente perigoso para as corças e é exatamente quando ela é vencida pela sede e busca as nascentes de aguas para se saciar e aliviar o calor, entretanto sua percepção lhe diz que lá embaixo tem inimigos que lhe aguardam espreitando-a para a capturar e matar,
  • V.1 como as corças bramem pelas correntes das aguas..... fala de um gemido que este animal esboça montanha afora, é um gemido que indica sua sede, sua necessidade de agua e seu medo de ir até o rio. Era assim que a alma desses dois moços sentiam, sede de Deus, vontade de descer até o templo e dar a Deus o seu melhor louvor e adoração, mas assim como as corças e como nós eles tinham um inimigo em comum e por isso bramiam...
  • Esse gemido das corças eram tão fortes e exprimíveis que incomodava os pastores que ficavam com seus rebanhos ao pé das montanhas, e os pastores tomavam uma atitude, eles iam verificar por que as corças estavam agitadas e assim os pastores afugentavam os coiotes, lobos e outras bestas feras que estavam espreitando as corças, isso é o que a nossa alma precisa fazer, chamar a atenção do nosso Grande Pastor, ele virá e afugentará nosso inimigo, o gemido de uma alma é a melhor adoração que um homem pode expressar.

( Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. Salmos 42:11).

E quando a corça percebia que os animais se tinham ido, elas desciam as montanhas e se lançavam nas aguas....

APLICAÇÃO

Deus afugentará teus inimigos e te abrirá o caminho para que você possa mergulhar no Rio de Águas.

Quando as corças entravam nas aguas, o cheiro forte em sua pele sumia, isso fala da necessidade de entrar na presença de Deus e toda a tua sede será saciada.

 

 

 

Árisson Sandro Carlos, pastor, teólogo, membro da CIEADIESPEL, membro da CGADB, membro da Igreja Assembleia de Deus Evangelho Pleno

Trecho do livro

Adoração é transpor barreiras e vencer limites

( breve nas livrarias